quarta-feira, 17 de julho de 2019

O Hábito de ouvir

O Hábito de ouvir

Muitas vezes ser ouvido é o que a pessoa precisa, e se você a ouve você está fazendo um bem, portanto a ouvir é fazer bem. 
Não é fácil não, é preciso boa vontade, muitas vezes dá uma sensação de perda de tempo, pelo fato de muitas vezes, o que o outro quer dizer não nos interessa.
Geralmente achamos “canseira” ouvir as pessoas, sejam elas pessoas negativas deprimidas, ou até mesmo pessoas mais velhas com hábitos de contar histórias do passado repetitivas, ou até mesmo uma pessoa chata.
Nem sempre queremos ouvir, pra isso é preciso muito amor no coração, muita entrega e esvaziamento de si próprio. 
Ouvir exige por parte do ouvinte muita dedicação, exige que abrimos mão de nós para o próximo.
Ouvir as vezes vale mais que um presente material de grande valor.
Enfim, se precisamos aprender a ouvir é porque existem pessoas que precisam ser ouvidas, e o que mais há são estas, pessoas necessitando de serem ouvidas. 

Aprender a ouvir

Mas vejam bem, precisamos aprender a ouvir, pois apenas o fato de ouvir já é uma grande ajuda.
Muitas pessoas que ouvem, o fazem com a intenção de dar uma resposta com a intenção de ajudar ou porque sentem a necessidade de falar pro outro, muitas vezes o que falam nem é o que a pessoa quer ouvir ou precisa ouvir. O que mais acontece é que quando ouvimos sem saber ouvir, queremos dar uma resposta certeira impondo a pessoa nossa opinião. Quando não sabemos ouvir queremos sempre acertar ao falar com a pessoa que só quer ser ouvida.
Saber ouvir necessita saber que nem sempre precisamos falar com a pessoa, responder seus questionamentos, muito menos quando temos opiniões diferentes da pessoa que quer ser ouvida.
Para o bom ouvinte existe uma regra: não precisa dizer quando se discorda da pessoa que quer ser ouvida.


É para isso que estou aqui:  PARA TE OUVIR 

E isso não significa que eu sou a melhor ouvinte, mas estou buscando ser.
Estou aprendendo cada vez mais, estou me desafiando a cada dia para ser a melhor. Melhor em ouvir para entender e ser compreensiva com a mesma.
A palavra de ordem é essa COMPREENSÃO. Apenas compreender o próximo ao ouvi-lo. 
Tenho consciência que nem sempre fui boa nisso, mas aprendi com meus erros, errei muito ao ouvir com a intenção de responder o que eu achava que era certo, ouvia e ficava dando respostas e argumentos, e muitas vezes nunca ajudei com essa atitude, errava em querer dar soluções, respostas “iluminadoras” de decisões a serem tomadas. 
Nossa eu era uma péssima ouvinte, vivia interrompendo quem estava querendo falar, muitas vezes intencional, outras por hábito, outras sem querer acabava que entrando na fala da pessoa, totalmente impaciente ao ouvir, claro que eu não fazia de maldade, mas achando que estava ajudando.
Estava tudo errado, eu errava e logo percebi isso e me corriji muito, pois afinal nem precisa disso, era apenas ouvir para compreender o próximo que tinha a necessidade de falar.

Muitas das pessoas que querem falar que querem ser ouvidas, não querem uma solução, elas apenas querem falar, ficar lamuriando a situação delas, só querem ficar numa posição de lamentações, elas não querem ouvir conselho algum, pois não querem mudar. 
Por isso as vezes é perigoso aconselhar ficar dando dicas conselhos, muitas podem achar ruim, se ofender ou muitas nem vão dar ouvidos aso seus conselhos serão em vão acham que já estão fazer tudo que podem na situação, ou se acham incapazes de tomar uma atitude de mudança.


A verdade é que a própria pessoa tem que amadurecer a situação em que ela está, o momento que ela vive, cada um sabe de si, e nós para ser bons ouvintes devemos ter a consciência que o antes de tentar ajudar temos que ouvir, não precisamos ficar falando, respondendo, a própria pessoa tem que chegar nos seus próprios resultados, e nós só temos que ouvir.

Aprendi que só devo dar conselhos quando me pedem ou deixam a entender que querem meus conselhos. 

Felizmente percebi meu erro a tempo, e dia após dia me educo no dom de ouvir.
Hoje posso dizer que sou uma ouvinte mais atenciosa.


Acredito agora que tudo tem seu momento: o de ouvir e o de falar.
Por isso agora coloco meu dom a disposição. Estou aqui para ouvir e de forma compreensiva se me pedirem opinarei sem imposição.
Posso dizer com humildade que aprendi a ouvir o próximo e compreender como ele se sente, me colocando no lugar dele.

Sei que tenho muito a mudar, a melhorar, mas peço a humildade a Deus para que consiga fazer isso para poder me colocar à disposição do próximo.

Estou aqui para ouvi-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte aqui sua situação e deixe aqui pedido de oração: